Pretende-se concretizar o programa de uma Estratégia Local que assuma as ações a desenvolver na Freguesia de Meirinhas e que considere as mais variadas dimensões de intervenção, bem como os limites das competências legais da Freguesia. À partida, salvo outras propostas e sugestões, é vontade da Junta de Freguesia de Meirinhas recolher opiniões e sugestões nas seguintes dimensões: Caminhos Florestais, Faixas de Gestão de Combustível, Defesa e Proteção de Espaços e Zonas Industriais, Defesa e Proteção de Aglomerados Urbanos, Proteção da Fauna e Flora, Linhas de Água e Serventias Ripícolas, Aumento da Resiliência dos Povoamentos Florestais, Mitigação das Espécies Invasoras e Impostos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Meirinhas Promove “Livro Branco para a Estratégia Local de Meirinhas Para a Defesa da Floresta Contra Incêndios”

 A Junta de Freguesia de Meirinhas desenvolveu uma estratégia destinada a fomentar a participação de todos aqueles que entendam partilhar opiniões e visão, através da criação de uma plataforma participativa: o “Livro Branco para a Estratégia Local de Meirinhas Para a Defesa da Floresta Contra Incêndios”.

 

A receção de contributos para este programa está em curso até ao próximo dia 15 de setembro, podendo ser apresentados por qualquer cidadão através do e-mail executivo@jf-meirinhas.pt ou diretamente em https://livrobrancomeirinhas.blogspot.com.

 

O projeto vem no seguimento da vontade da Junta de Freguesia de elaborar uma estratégia para a Defesa da Floresta Contra Incêndios a implementar na Freguesia de Meirinhas, envolvendo os cidadãos na definição do alcance do programa da estratégia, na identificação das ações a implementar e na avaliação da concretização sectorial e global da Estratégia Local de Meirinhas Para a Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Pretende-se concretizar o programa de uma Estratégia Local que assuma as ações a desenvolver na Freguesia de Meirinhas e que considere as mais variadas dimensões de intervenção, bem como os limites das competências legais da Freguesia.

À partida, salvo outras propostas e sugestões, é vontade da Junta de Freguesia de Meirinhas recolher opiniões e sugestões nas seguintes dimensões: Caminhos Florestais, Faixas de Gestão de Combustível, Defesa e Proteção de Espaços e Zonas Industriais, Defesa e Proteção de Aglomerados Urbanos, Proteção da Fauna e Flora, Linhas de Água e Serventias Ripícolas, Aumento da Resiliência dos Povoamentos Florestais, Mitigação das Espécies Invasoras e Impostos.

Consideramos que a inovação é essencial, tendo em conta os desafios que o setor enfrenta e, sobretudo, que terá de fazer face no futuro, que vão desde a prevenção contra incêndios, a promoção da produção florestal, a pequena produção agrícola, a economia circular, a resiliência, as alterações climáticas e a desorganização urbanística do interface urbano-rural.

Neste contexto, o “Livro Branco” pretende ser um instrumento que ajude a concretizar ações para a melhoria do território da Freguesia, com base nas reflexões, pensamentos e ideias acolhidos.

Quando concluído, o “Livro Branco” será utilizado pela Junta de Freguesia de Meirinhas para a elaboração da Estratégia Local de Meirinhas Para a Defesa da Floresta Contra Incêndios, que será apresentada e discutida em reunião pública da Assembleia de Freguesia a decorrer na última semana do mês de setembro de 2022.

O “Livro Branco” ficará disponível online no site da Freguesia de Meirinhas, www.jf-meirinhas.pt, estando prevista uma ampla divulgação como anexo à Estratégia Local de Meirinhas Para a Defesa da Floresta Contra Incêndios.


1 comentário:

  1. Já pedi varias vezes a junta de freguesia para limpar o caminho que da SERVENTIA as terras da Fonte de baixo, tendo que passar pela fonte de cima. Infelizmente, para poder limpar o meu terreno sou obrigada a pedir licença aos vizinhos ou, então limpar à mão como tem sido o caso. Isto situa se no Palão. A seguir vem também o desprezo e o perigo em que se encontram as FONTES.
    Estão cheias de silvas e a primeira tem agua até ao meio, quem tiver a infelicidade de la cair não se salva, mesmo tendo uma grade a obstruir a entrada. ( os muros não oferecem proteção). Falando na obrigação de limpar os terrenos, pinhais, os acessos necessários aos bombeiros em caso de fogo. Não quero apresentar como critica, mas, como informação afim de podermos juntos construir uma freguesia digna de nós. Meirinhenses.
    Desejo um bom a todos,
    Leocádia de Jesus

    ResponderEliminar

Meirinhas Promove “Livro Branco para a Estratégia Local de Meirinhas Para a Defesa da Floresta Contra Incêndios”

  A Junta de Freguesia de Meirinhas desenvolveu uma estratégia destinada a fomentar a participação de todos aqueles que entendam partilhar o...